quinta-feira, 30 de julho de 2009

Brasileiros que moram na fronteira da Bolívia em Plácido capixaba de Castro pagam taxas

Colonos brasileiros que moram na fronteira da Bolívia na região de Plácido de Castro, estão se deslocando até a cidade de Epitaciolândia para irem ao setor de imigração em Cobija, no lado boliviano, e estão sendo obrigados a pagar uma taxa de R$ 180 reais para ficar no País.
Mesmo sem qualquer garantia, cerca de 500 famílias terão que pagar parar permanecer até o mês de novembro, data final para deixarem o local onde já vivem a pelo menos 15 anos. Segundo os colonos, uma opção que está sendo dada pelo Governo boliviano, seria de sair do limite dos 50 km de fronteira e ‘entrar’ mais 50 mata adentro.
O que revolta os mesmos, seria o fato de deixar tudo para trás sem qualquer tipo de indenização e recomeçar tudo de novo, como o caso do Senhor Manoel Lucas da Silva, de 56 anos, que tem nacionalidade brasileira, nascendo apenas no Brasil, mas, morou toda sua vida em terras boliviana.
Contam que as ‘visitas’ estão sendo uma constante e uma comissão já está cadastrando todos. Muitos ainda não sabem para quem recorrer caso tenham que deixar os locais onde moram. Os primeiros que vieram pagar a taxa tiveram o apoio do Prefeito da cidade de Plácido Castro que cedeu um ‘pau-de-arara’ para trazer e levá-los de volta.

Nenhum comentário: